Este livro é parte da tese de doutorado em Pensamento Social e Político do autor na York University, Toronto, escrito originalmente em 1979 e publicado pela Editora Vozes em 1987. Abaixo está reproduzido o prefácio por Herbet de Souza, o Betinho. O livro completo está em anexo em PDF.
O Estado que produzimos e que nos produz a cada momento, esta instituição política que está no centro do poder e de nossas vidas como cidadãos, não tem a sua existência resolvida pela teoria. A teoria do Estado e o estado dessa teoria constituem as duas questões centrais deste livro, realizado com raro rigor e fina percepção.
No texto nada fácil, já que o problema é difícil, não se trata de simplificar e facilitar entendimentos de processos e realidades na maioria dos casos não resolvidos pela ciência política em geral e pelo marxismo em particular. Por isso o caminho é árduo e o texto, claro, também é. Fazer esse caminho no entanto é necessário e este texto significa uma contribuição de alto nível intelectual e raro sentido didático.
A literatura apresentada e comentada neste livro constitui outra contribuição importante do autor, tanto pela importância e qualidade teórica dos autores comentados como pela inexistência de grande parte dessa literatura em língua portuguesa ou mesmo ao alcance da maioria dos estudantes brasileiros.
Finalmente, é fundamental destacar que, ao estudar o pensamento de Marx e dos marxistas de nosso tempo, o livro coloca também as bases para o estudo do Estado na etapa atual do capitalismo, a transnacionalização. Neste particular, a teoria do Estado e da transnacionalização capitalistas ainda estão em grande medida por serem elaboradas.
Por essas e outras razões, que o próprio texto se encarregará de mostrar, este livro é uma leitura indispensável para todos aqueles que querem não somente estudar o Estado, mas também trabalhar os caminhos de sua democratização. E esse é de fato o grande desafio de nosso tempo e de nosso país.
Herbet de Souza
Rio, 1987